Realiza-se no dia 11 de Abril de 2017, o 92º Encontro da comunidade SQLPort, que tem como objectivo a partilha de experiências e conhecimento entre os profissionais e entusiastas de SQL Server em Portugal. O evento vai ser realizado no auditório da Microsoft Portugal, pelas 18:30, sendo a entrada livre para todos os inscritos.

Agenda:
18:30 Abertura e recepção
19:00 “SQL Server – New Deployment Adventures” – Luís Canastreiro (Senior PFE – Microsoft Portugal)
20:15 Intervalo
20:30 “Migrando para Azure SQL Database: Opções, Desafios e possibilidades​” – Murilo Miranda (Data Platform MVP, Consultant – Pythian)
21:40 Sorteio
22:00 Jantar livre

A primeira sessão será feita pelo Luís Canastreiro. Luís Canastreiro – licenciado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em Engenharia Informática e de Computadores desempenha desde 2006 funções de Premier Field Engineer na Microsoft, Actualmente as suas principais responsabilidades são:
• Troubleshooting e Optimização de soluções com SQL Server, incluindo soluções de Failover Clustering.
• Delivery de Risk Assesments Programs de SQL Server (SQL RAPs) na EMEA.
• Desenvolvimento e apresentação de Workshops na área de SQL Server, Web (IIS) e Windows Powershell.
• Participação no Blog da equipa Portuguesa PFE de SQL Server ”

O objectivo desta sessão é o de validar quais as novidades que tem sido introduzidas no produto de forma a que este possa ser instalado em diferentes plataformas e ambientes. Assim sendo, iremos falar de SQL Server em Linux (High Availability). SQL Server em Docker Containers e de High-Availability em Windows Azure.

A segunda sessão será feita pelo Murilo Miranda. Murilo Miranda is a blogger, speaker and SQL Server MVP from Portugal. Nowadays he’s a Database Consultant at Pythian, a global data infrastructure services company. Murilo’s passion for working with people coupled with his honesty have helped him establish effective, meaningful relationships with his clients. When he isn’t working, he can be found enjoying life with his family, watching football and playing Playstation.

A Microsoft vem fortalecendo a sua oferta na nuvem a cada dia que passa, sendo o SQL Database – a versão oficial do SQL Server na cloud – um dos maiores destaques dentre as soluções apresentadas. Você está preparado para os novos desafios? Nesta sessão iremos avaliar as atuais ofertas de SQL Database, além de abordar os desafios e estratégias na migração de uma base de dados on-premise para o Azure, mostrando suas limitações e as metodologias mais adequadas para cada caso.