Perfil e missão:

A SQLPort é uma comunidade sem fins lucrativos ou afiliação com qualquer empresa, cujo objetivo principal passa pelo desenvolvimento, partilha e discussão de conhecimentos entre os interessados na plataforma SQL Server, quer através deste portal, quer através da organização de eventos

História:
Durante o evento TechDays 2010, que decorreu em Lisboa entre os dias 20 e 22 de Abril, Douglas McDowell, director da PASS, anunciou a abertura oficial do portal da SQLPort, que se pretende que seja um ponto de reunião, apoio e partilha para todos os utilizadores da ferramenta Microsoft SQL Server. A SQLPort é, assim, parte integrante da PASS (Professional Association for SQL Server), sendo uma Chapter Oficial Portuguesa.

Em 2011, a comunidade SQLPort organizou o primeiro SQLSaturday fora de America do Norte, que acabou por ser um enorme sucesso com mais de 100 pessoas a assistirem a este evento gratuito nas antigas instalações da Microsoft Portugal em Oeiras. Nos anos seguintes realizámos mais 3 SQLSaturdays, tendo o penúltimo evento organizado em Março de 2013 contado com a participação de 229 pessoas, 21 oradores internacionais, 12 MVP’s de 12 paises differentes. O evento em 2014 foi ainda maior, com 7 tracks e com mais de 250 pessoas a assistir.

Em 2013 voltamos a inovar com organização de um evento inédito – CTP (Community Technology Preview) que permitiu realizar hands-on labs com tecnologias emergentes na plataforma da Microsoft. Os 3 laboratórios foram focados nos Clustered Columnstore Indexes (um novo, revolucionário tipo de indexes), Hekaton (Extreme OLTP engine, que promete accelerar aplicações em dezenas de vezes) e Power BI (Suite da Microsoft que vai permitir as organizações elevar o nível de self-service BI ao próximo nível).

Em 2016 a equipa de SQLPort liderou organização do evento da próxima geração – Tuga IT, que está focado nas futuras versões de Microsoft Data Platform como nas soluções de Open Source. O evento Tuga IT não se foca apenas na plataforma de dados da Microsoft, mas também inclui tecnologias como SharePoint, Office365, Azure, Programação e muito mais!